quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Faleceu Cmdt.Luís Branco

Comandante Luís Santos da Costa Branco
Ex-Comandante da DETA
Actuais Linhas Aéreas de Moçambique
Breve Resumo Profissional


O Com.te Luís Santos da Costa Branco, nasceu em Vila Nova de Oliveirinha, Concelho de Tábua em 25 de Outubro de 1917 e é o penúltimo filho dos sete de Aurora Berta Santos Branco e Herculano da Costa Branco.

Iniciou a instrução de voo no Aeroclube de Moçambique em 6 de Maio de 1936, tendo efectuado o seu primeiro voo “solo” em 2 de Junho do mesmo ano.

Como funcionário dos Caminhos de Ferro de Moçambique, foi mandado apresentar na D.E.T.A., Direcção de Exploração dos Transportes Aéreos, hoje, Linhas Aéreas de Moçambique em 10 de Dezembro de 1937, onde acumulou as funções com as de aluno piloto.

Esta empresa de transporte aéreo tinha sido criada pelo Diploma Legislativo nº 521, em 26 de Agosto de 1936, publicado no Boletim Oficial de Moçambique nº 34, com a mesma data, sendo a mais antiga transportadora nacional de linha aérea.

Em 3 de Julho de 1940, O Com.te Luís Branco foi nomeado piloto desta empresa, depois de ter obtido a licença de Piloto Aviador de Transportes Públicos em 1 de Julho do mesmo ano.

Em 4 de Maio de 1948, foi promovido a Comandante de Aeronaves do quadro, lugar que já desempenhava anteriormente, passando a ser o piloto mais antigo desta empresa a partir de 1956, conforme Ordem de Serviço nº 303 da D.E.T.A. de 22.10.1956.

Desempenhou as funções de Chefe do Movimento (Operações e Tráfego), Piloto Navegador do Serviço de Aeronáutica Civil, Superintendente de Operações e Chefe de Planeamento da D.E.T.A.

Por motivos de serviço efectuou variadíssimas deslocações ao estrangeiro, destacando-se de entre elas:

Em 1948 à Bélgica, em representação da DETA na Conferência da IATA -Associação Internacional de Transporte Aéreo;

Em 1952 aos comandos de um DC-3 da DETA, deslocou-se à Fábrica de Aviões De Havilland em Inglaterra e posteriormente a Nairobi, no Quénia, em viagem Oficial, onde transportou o Senhor Governador Geral;

Ainda no mesmo ano, deslocou-se a Luanda, via África do Sul, Rodésia do Sul, Rodésia do Norte e Congo Belga aos comandos de um DC-3;

Em 1957, representou a DETA na 13ª Reunião da IATA em Madrid, tendo-se também deslocado a Lisboa como delegado da DETA relativamente ao estudo de aquisição de mais dois aviões DC-3;

Em 1959, representou a DETA no Festival de Farnborough em Inglaterra;

Em 1960, deslocou-se à Suíça em representação da DETA na Assembleia da IATA e seguidamente à África do Sul para uma reunião com a South Africa Airways;

Em 1961 viajou para a Holanda, Noruega e Irlanda do Sul para estabelecer contacto com operadores, tendo em vista a aquisição dos aviões F-27;

Em 1962 seguiu de novo para a Inglaterra e Holanda, desta feita, para efectuar o curso do avião F-27, tendo transportado, um desses aviões de Amesterdão para Lourenço Marques;

Em Fevereiro de 1963, deslocou-se a Luanda para efectuar um estudo conjunto com a DTA, respeitante à operação do F-27 e representou a DETA em Salisbury, na Rodésia do Sul, na reunião da IFALPA - Federação Internacional das Associações dos Pilotos de Linha Aérea;

Em 1964 representou, de novo, a DETA no Festival de Farnborought em Inglaterra, seguindo para Amesterdão, onde representou esta companhia na reunião dos operadores na Fábrica FOKKER;

Em 1965 representou a DETA na Holanda, na reunião de operadores, na Fábrica de Aviões Fokker;

Em 1969 por determinação do Sr. Ministro do Ultramar representou Moçambique numa Reunião em Lisboa, sobre a legislação nacional a implementar sobre tempos de voo e repouso dos tripulantes de voo;

No mesmo ano, foi nomeado para frequentar o curso do novo avião Boeing-737, na Fábrica da Boeing em Seattle, nos Estados Unidos da América;

Avião que transportou desde Seattle a Lourenço Marques, com uma paragem em Lisboa onde foi efectuada uma viagem de apresentação e demonstração sobrevoando Portugal, com altas individualidades a bordo, uma vez que era a primeira transportadora nacional a adquirir este novo tipo de avião;

Em 1970, voltou a representar a DETA noutra reunião em Lisboa, sobre a implementação da legislação relativa a períodos de trabalho e descanso dos tripulantes, tendo-se deslocado ainda no mesmo ano a Blantyre no Malawi, para representar os pilotos da DETA em mais uma reunião da IFALPA;

Em 1972 foi nomeado pelo Sr. Ministro do Ultramar para se deslocar à Redifon, na Inglaterra, a fim de efectuar estudos de aquisição do simulador de Boeing-737, onde se veio a deslocar de novo em Maio e também em Dezembro, desta vez, para fazer os testes de voo e aceitação do Simulador de Voo;

O Com.te Luís Branco foi louvado várias vezes, nomeadamente em 1945 pelo Senhor Governador Geral de Moçambique, em 1947 com Menção Honrosa do Senhor Ministro da Defesa, em 1953 por ter evitado um acidente de graves consequências aos comandos do avião bimotor Lockheed-14, com um dos motores a arder e o outro a falhar, em 1958, recebeu uma Menção de Apreço do Senhor Secretário Provincial das Comunicações pela forma como foi executada a viagem ao Norte de Moçambique em avião especial, em 1964 foi louvado pelo prestigio que deu à DETA no Voo com o Senhor Presidente da República e em 1973, foi galardoado com a Medalha de Prata de “Bom e Efectivo Serviço”.

Para além destes louvores, em 3 de Outubro de 1956, foi agraciado pelo Senhor Presidente da Republica com o Grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo e em 24 de Agosto de 1964, foi-lhe igualmente conferido pelo Senhor Presidente da Republica o Grau de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, assim como concedidas as honras e o direito ao uso das insígnias que lhe correspondem.

O Sr. Com.te Branco efectuou o seu ultimo voo em Moçambique, aos Comandos do avião Boeing-737 com a Matricula CR-BAB, no dia 22 de Maio de 1976, em voo de carreira regular, Lourenço Marques –Johanesburg - Lourenço Marques, perfazendo um registo total de 33.800 horas de voo, desde 1936, a maioria delas voadas sobre os céus de Moçambique, quando ainda não existiam as mínimas condições de apoio à navegação, uma vez que se assistia ao inicio em todo o Mundo, do hoje cómodo e seguro Transporte Aéreo.
Em 26 de Novembro de 2005, um grupo de pilotos resolveu associar-se para junto dos muitos amigos, fazer uma justa homenagem ao Senhor Comandante Luís dos Santos da Costa Branco, ao descerrar uma lápide na sua casa e na sua terra, que lembrará aos vindouros o prestígio da pessoa como Homem e Profissional do Ar.

Sempre será justo recordar que esta homenagem não seria possível, sem a espontânea adesão e o pronto empenhamento da Câmara Municipal de Tábua, representada pelo Senhores Presidente e Vereadores e do Senhor Presidente da Junta de Vila Nova de Oliveirinha, da população em geral e dos muitos amigos que nutrem o respeito e a admiração pelo Com.te Luis Branco.

Foi com grande comoção e humildade que o Com.te Luís da Costa Branco, assistiu a esta homenagem com 88 anos de idade, a qual veio a ser enaltecida por um VOTO DE LOUVOR deliberado por unanimidade pela Assembleia Municipal de Tábua.

Tarda a merecida homenagem de todos os pilotos portugueses e como estou certo da sua aceitação por toda a comunidade da Aviação Civil proponho o Sr. Comandante Luís Santos da Costa Branco, que ultrapassou os 90 anos de idade, como próximo candidato a essa justa homenagem.

Armando Cró Braz

1 comentário:

Ana Conceição disse...

Sobrinho do meu avô Alfredo Carlos da Conceição